Ao contrário do que muitos pensam a dor muscular sentida nos dias seguintes à prática de um exercício vigoroso não acontece pelo acúmulo de ácido lático. O lactato sanguíneo é um produto metabólico final que pode causar dor, mas que desaparece rapidamente. Em exercícios exaustivos cerca de 50% do ácido lático produzido é removido em aproximadamente 25 min de repouso.
A dor do dia seguinte ou dor muscular tardia pode ocorrer de 24 a 56 horas após a atividade. Existem algumas teorias que tentam explicar sua causa:
1. Teoria do tecido cortado, onde micro cortes no tecido muscular seriam a causa,
1. Teoria do tecido conectivo, micro-rupturas ocorreriam no tecido conjuntivo próximo às células musculares que os unem.
1. Teoria da inflamação, a dor sentida seria um processo natural do nosso corpo tentando sanar os danos ocasionados pelo treinamento
Qualquer pessoa está sujeita à essas dores, mesmo aquelas treinadas. Elas estão relacionadas à atividades que seu corpo não está acostumado ou ao aumento na intensidade/volume dos exercícios que você faz habitualmente.
Uma vez instalada a dor é importante evitar que ela se agrave, desta forma evite exercícios vigorosos, faça alongamentos e massagens leves. Se a dor persistir por mais de 7 dias procure um médico.
0 comentários:
Postar um comentário