A testosterona é o androgênico dominante encontrado no cérebro, nos ovários, na hipófise, nos rins e nos testículos. Responsável pelas características que distinguem o organismo masculino, tais como:
· Provoca o crescimento de pêlos: no púbis, na face e no peito;
· Ao longo dos anos diminui o crescimento do cabelo;
· Hipertrofia da laringe – voz rouca e grossa;
· Aumenta a aspereza do tecido subcutâneo;
· Aumento da secreção de glândulas sebáceas – acne;
· Aumento da musculatura;
· Aumenta a quantidade total da matriz óssea;
· Aumento do metabolismo basal;
· Aumenta a quantidade de hemácias (20%).
No homem, a testosterona reflete principalmente a função testicular. Nas mulheres, a testosterona é responsável pela libido. No sexo feminino a verificação dos níveis de testosterona é empregada na avaliação do hirsutismo (crescimento excessivo dos pêlos corporais), na síndrome dos ovários policísticos e nos tumores virilizantes adrenais ou ovarianos.
Valores de referência para a testosterona total (ng/dl):
Homens
Pré-puberal: 10 a 20
Adultos: 300 a 1000
Mulheres
Pré-puberal: 10 a 20
Adultos: 20 a 80
Menopausa: 8 a 35
Quais As Funções Da Testosterona? Ela tem basicamente duas funções : uma chamada anabólica e outra androgênica. Pela função anabólica ela atua, principalmente, sobre as zonas de crescimento dos ossos. Além disso, ela influencia o desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo humano. Pelo lado androgênico, ela é respons ável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas (órgãos sexuais , produção de espermatozóides , pelos , barba, voz, etc). E mais: a testosterona age também na distribuição da gordura corporal, dando a nítida diferença entre a silhueta masculina e feminina.
0 comentários:
Postar um comentário