.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como fazer a Dieta dos Pontos

Olá pessoal, sei que a maioria das pessoas que desejam perder peso uma hora ou outra optam pela famosa Dieta dos Pontos, aqui no site eu já falei muito sobre ela e por sinal é a que eu mais recomendo desde sempre.
Percebo que muita gente ainda em dúvidas de como funciona esta dieta e hoje vou tirar as principais dúvidas e resumir a Dieta dos Pontos em uma única matéria, então apertem o cintos e vamos lá!

Como funciona a Dieta dos Pontos?

A Dieta dos Pontos é muito simples, basta você saber qual o seu limite de pontos  diário e montar o seu cardápio seguindo a tabela da dieta  que classifica os alimentos com um número de pontos. Se por exemplo o seu limite for de 300 pontos você deve comer por dia até 300 pontos (obviamente), deixar um cardápio pronto para a semana toda pode ser a melhor maneira de controlar a sua dieta.

Como eu descubro o meu limite de pontos?

A primeira forma para isso é lendo a nossa explicação aqui nesta matéria: “Dieta dos Pontos – Calculando seus Pontos”, ou pela maneira mais fácil que é usando a Calculadora da Dieta dos Pontos no site da Editora Abril. Muitas pessoas encontram certa dificuldade para usar a calculadora on-line, isso acontece normalmente por 2 motivos.
O primeiro é que você deve SEMPRE usar ponto ( . ) para separar as casas decimais, por exemplo, sempre use 1.72 para altura, e não 1,72, caso contrário ele vai retornar um erro (N/A) no seu IMC. A outra opção acontece quando o seu IMC está abaixo de 25, neste caso a solução é procurar um profissional para calcular o seu limite de pontos.

Onde eu encontro a tabela da Dieta dos Pontos?

Como foi dito no início da matéria você deve possuir a tabela da Dieta dos Pontos para montar o seu cardápio, se você não tem o livro da dieta poderá baixar a tabela da Dieta dos Pontos de nosso site. Mesmo que você tenha o livro recomendo o download desta tabela por ser mais completa.

Como eu monto um cardápio saudável para a Dieta dos Pontos?

Desde que você se mantenha dentro do limite de pontos o seu cardápio pode ser com os alimentos que mais gosta de consumir no dia a dia, porém ficam alguns alertas para ajudar na sua dieta e no seu cardápio para emagrecer.
Você pode consumir qualquer alimento, mas não significa que deve fazer-lo! Esta dieta é famosa pela liberdade na hora de escolher os alimentos porém você deve ficar alerta na hora de escolher, por exemplo, não parece sensato adicionar em seu cardápio alimentos como, refrigerantes, doces, frituras e outras guloseimas se o seu objetivo é perder peso.


Evite consumir carboidratos (complexos) após as 18h. O carboidrato nada mais é do que um alimento para que você tenha energia durante o dia, se você se entope deste tipo de alimento e não o “queima” logo ele vai virar gordura estocada em seu corpo e isso costuma acontecer mais frequentemente no período noturno. Invista nas proteínas e vitaminas neste horário, carnes magras e saladas são uma ótima opção.
Se você gosta de comer em maior quantidade vai reparar que os alimentos mais saudáveis para a sua alimentação “custam” menos pontos na tabela, estes alimentos são as verduras, legumes e algumas frutas, eis aqui uma boa opção de alimentos para investir em seu cardápio (só não esqueça das carnes, principalmente as magras).

Não achei o alimento na tabela, o que eu faço?

Se você não encontrar o alimento na tabela de pontos (normalmente os industrializados) é muito simples, procure na embalagem (informações nutricionais) o valor energético (calórico) do alimento e o divida por 3,6 o resultado será o valor em pontos, vou dá um exemplo para ficar mais fácil.
Você comprou um pacote de biscoito (bolacha para alguns) da marca XYZ, na embalagem você encontrou as seguintes informações:

Informação Nutricional
Porção de 30g ( 6 unidades )
Quantidade por porção
%VD*
Valor calórico 134 kcal 7
Carboidratos 22g 7
Proteínas 2,5g 3
Gorduras totais 4,0g 7
Gorduras saturadas 0,8g 4
Gorduras trans 1,1g **
Fibra alimentar 0g 2
Sódio 105mg 4
(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 calorias ou 8.400 Kj.
(**) Valor Não Estabelecido.

Neste caso o nosso biscoito tem 134 calorias (6 unidades) então 134 dividindo por 3,6 teremos como resultado 37 (134 / 3,6 = 37,2). Portanto 6 biscoitos XYZ tem 37 pontos. Viram como é simples?

Ainda tenho algumas dúvidas, o que eu faço?

Nesta matéria resumi para vocês as principais dúvidas e o funcionamento da Dieta dos Pontos, aqui no site você encontra uma série de matérias sobre esta dieta na categoria Dieta dos Pontos, não deixem de ler também o nosso artigo especial sobre as Principais dúvidas sobre a Dieta dos Pontos.

0 comentários:

Postar um comentário