.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Testosterona


A testosterona é o androgênico dominante encontrado no cérebro, nos ovários, na hipófise, nos rins e nos testículos. Responsável pelas características que distinguem o organismo masculino, tais como:

· Provoca o crescimento de pêlos: no púbis, na face e no peito;

· Ao longo dos anos diminui o crescimento do cabelo;

· Hipertrofia da laringe – voz rouca e grossa;

· Aumenta a aspereza do tecido subcutâneo;

· Aumento da secreção de glândulas sebáceas – acne;

· Aumento da musculatura;

· Aumenta a quantidade total da matriz óssea;

· Aumento do metabolismo basal;

· Aumenta a quantidade de hemácias (20%).

No homem, a testosterona reflete principalmente a função testicular. Nas mulheres, a testosterona é responsável pela libido. No sexo feminino a verificação dos níveis de testosterona é empregada na avaliação do hirsutismo (crescimento excessivo dos pêlos corporais), na síndrome dos ovários policísticos e nos tumores virilizantes adrenais ou ovarianos.

Valores de referência para a testosterona total (ng/dl):


Homens

Pré-puberal: 10 a 20

Adultos: 300 a 1000

Mulheres

Pré-puberal: 10 a 20

Adultos: 20 a 80

Menopausa: 8 a 35

Quais As Funções Da Testosterona? Ela tem basicamente duas funções : uma chamada anabólica e outra androgênica. Pela função anabólica ela atua, principalmente, sobre as zonas de crescimento dos ossos. Além disso, ela influencia o desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo humano. Pelo lado androgênico, ela é respons ável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas (órgãos sexuais , produção de espermatozóides , pelos , barba, voz, etc). E mais: a testosterona age também na distribuição da gordura corporal, dando a nítida diferença entre a silhueta masculina e feminina.

0 comentários:

Postar um comentário