.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Esporte


Os benefícios da prática esportiva em pessoas com deficiências físico-motoras

De acordo com estudo realizado por Bruno Repezza e Wagner Santos (2011), na ADFEGO (Associação do Deficientes Físicos do Estado de Goiás) dentre os principais benefícios que a prática esportiva proporciona para os deficientes físico-motores, observou-se principalmente os físico-motores, os psico-cognitivos e os sócioculturais.
Sobre os aspectos físico-motores, qualidades motoras como a resistência física proporcionam melhora nas condições orgânicas e funcionais, importantes para os deficientes, já que muitos estarão sujeitos a deficiências secundárias decorridas do sedentarismo. Do ponto de vista psico-cognitivo, ocorre a melhora da autoestima, ocasionando bem-estar psicológico de uma forma geral, e referente aos benefícios sócioculturais fica claro que o esporte contribui na inclusão social e sociabilização de seus praticantes.
Desta forma, são muitos os benefícios da prática esportiva para os deficientes físicos, que veem no esporte, um importantes processo que possibilita a eles provarem para a sociedade e para si mesmos que são capazes de enfrentar as dificuldades impostas pela deficiência, buscando uma vida mais saudável e digna.

0 comentários:

Postar um comentário