terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Saiba o que você pode estar comendo demais e atrapalhando sua definição muscular

Você sabe que a dieta é um importante fator pra moldar seu físico, e exagerar nos carboidratos, por exemplo, que seja em 1 dia, já causa certa retenção de líquidos, não é mesmo? O famoso sal então, nem se fala!

Mas vamos além: há ingredientes “escondidos” em alimentos prontos que muitas vezes você não tem a mínima idéia de que faça mal, ou que estejam atrapalhando todo esse processo. Dica básica que reforço a todos meus clientes: comece a prestar mais atenção nos rótulos dos produtos.

Fuja daqueles que contenham xarope de milho (em produtos gringos virá escrito CORN SYRUP ou HIGH-FRUCTOSE CORN SYRUP), que leva a uma elevação muito rápida dos níveis de insulina corporal. Assim como açúcar simples, se for consumir, o faça com muita, mas muita moderação.  Parece ainda que a elevação da insulina pelo xarope é maior do que a com o açúcar! Há algumas alegações também de que o consumo disso afeta a sensação de saciedade, levando ao aumento de apetite. Mas esses dados ainda não foram comprovados.  Pães, ketchup, refrigerantes, hipercalóricos, cereais matinais, molhos prontos de saladas, fique atento pois eles podem conter  xarope de milho!  Seja hipervigilante ou acabe com sua definição muscular rapidinho….

Outro perigo muitas vezes “escondido” é a gordura trans, ou gordura vegetal hidrogenada, criada pela indústria a partir de óleos vegetais onde se adicionaram hidrogênio em suas moléculas. Sabemos agora que essa gordura faz mal ao coração, contribui para desenvolvimento de diabetes e problemas hepáticos, mas podem atrapalhar o processo de definição muscular por 2 meios: o primeiro é que o consumo de gordura trans aumenta mais a gordura abdominal, trabalhos mostram isso! A segunda é que esse tipo de gordura altera a membrana das células (=inclusive a muscular!), dificultando obter os aminoácidos que precisa da circulação, assim como outros nutrientes imprescindíveis. Isso levará a um processo ineficiente de hipertrofia, e aumento da chance de você catabolizar.

Agora, uma notícia-bomba (ou não é uma novidade para você?): assim como xarope de milho, a maltodextrina deixa os produtos que a contém com um sabor bem docinho, mas o consumo constante e/ou excessivo pode estar contribuindo para embaçar sua musculatura.

Nada se compara aos 2 primeiros alertas citados, mas o consumo desse tipo de carboidrato, associado a alguns erros alimentares, que por ventura você pode estar fazendo, pode aumentar risco em desenvolver hiperglicemia, diabetes, e fisicamente deixar sua musculatura com aparência mais inchada do que treinada. A maltodextrina é derivada de milho (ou da batata) em um método similar ao que é feito o xarope de milho. Apesar de bioquimicamente ser um polissacarídeo, a maltodextrina atua no corpo como um carboidrato simples, pois contém fracas ligações entre carbonos, são fáceis de se quebrar pelo corpo (assim como acontece com a batata inglesa, sabia?). Mas calma, não se desespere! Apenas fique atendo com o momento de seu uso. No pós-treino, por exemplo, pode ser uma boa indicação do uso da maltodextrina. Por isso, o Nutricionista Esportivo deve ser consultado para que você acerte nas escolhas e no momento certo de usar uma suplementação.

Você come pão integral? Corra pra cozinha e leie o rótulo.  Na listagem dos ingredientes, o que aparece primeiro? Se for FARINHA DE TRIGO ENRIQUECIDA, meu caro, seu pão não é tão integral assim como você imagina! Lembre-se que tudo que é refinado (e é o caso, a indústria apenas enriquece a farinha branca com ferro e ácido fólico),  sai o endosperma do grão e; com isso, lá se vão vitaminas do complexo B e outros nutrientes que são fantásticos para dar pique e ajudar na metabolização de gordura corporal.
Se seu foco são os integrais (deve ser!), o primeiro ingrediente que aparece após os “dois pontos” da palavra INGREDIENTES, deve ser algo realmente integral, como: farinha de trigo integral, farinha de quinua, aveia, etc…..Entendeu?

Converse sempre com seu Nutricionista Esportivo, você aprenderá muito com esse profissional e garantirá excelentes resultados associando uma dieta individualizada à prática esportiva de sua escolha.
Fonte das imagens: http://www.mrsbairds.comhttp://holistikhealth.com/blog/what-the-hell-is-trans-fat

0 comentários:

Postar um comentário